Neste post irei mostrar como iniciar as atividades com a placa Arduino. Iremos conhecer a IDE (software de programação do Arduino) e como "passar" o primeiro programa! Vamos lá 😉!
Arduino Integrated Development Environment - ou Arduino Software (IDE)
O Arduino Integrated Development Environment - ou Arduino Software (IDE) - contém um editor de texto para escrever código, uma área de mensagens, um console de texto, uma barra de ferramentas com botões para funções comuns e uma série de menus. Ele se conecta ao hardware Arduino e Genuino (não somente a essas placas) para fazer upload de programas e se comunicar com eles.
Os programas escritos usando o Arduino Software (IDE) são chamados de sketch (esboços). Esses esboços são escritos no editor de texto e salvos com a extensão de arquivo .ino. O editor possui recursos para recortar / colar e para procurar / substituir texto. A área de mensagem fornece feedback ao salvar e exportar e também exibe erros. O console exibe a saída de texto pelo software Arduino (IDE), incluindo mensagens de erro completas e outras informações. O canto inferior direito da janela exibe a placa e a porta serial configuradas. Os botões da barra de ferramentas permitem verificar e fazer upload de programas, criar, abrir e salvar esboços e abrir o monitor serial.
Nota: as versões do software Arduino (IDE) anteriores à 1.0 salvavam esboços com a extensão .pde. É possível abrir esses arquivos com a versão 1.0, você será solicitado a salvar o esboço com a extensão .ino ao salvar.
Ferramentas do Arduino Software (IDE)
1-Verificar: Verifica se há erros ao compilar seu código.
2-Upload: Compila seu código e o envia para a placa configurada. Nota: Se você estiver usando um programador externo com sua placa, mantenha pressionada a tecla "shift" no seu computador ao usar este ícone. O texto mudará para "Upload using Programmer"
3-Novo: Cria um novo esboço.
4-Abrir: Apresenta um menu de todos os esboços no seu caderno de rascunhos. Ao clicar em um deles, será aberto na janela atual, substituindo o conteúdo. Nota: devido a um erro no Java, este menu não pode não funcionar; se você precisar abrir um esboço no final da lista, use o arquivo | Menu Sketchbook .
5-Salvar: Salva seu esboço.
6-Monitor serial: Abre o monitor serial.
Comandos adicionais são encontrados nos cinco menus: Arquivo , Editar , Esboço , Ferramentas , Ajuda.
Agora é hora de começar!
Antes de fazer o upload do seu primeiro esboço, é necessário conectar a sua placa arduino ao seu computador e depois selecionar os itens corretos nos menus Ferramentas> Placa e Ferramentas> Porta .
No Windows, provavelmente é as portas são COM1 ou COM2 (para uma placa serial) ou COM4 , COM5 , COM7, ou superior (para uma placa USB) - para descobrir, procure um dispositivo serial USB na seção de portas do Gerenciador de dispositivos do Windows.
No Linux, deve ser / dev / ttyACMx , / dev / ttyUSBx ou semelhante.
Em computadores Mac, a porta serial provavelmente é algo como /dev/tty.usbmodem241 (para um Uno ou Mega2560 ou Leonardo) ou /dev/tty.usbserial-1B1 (para uma placa USB Duemilanove ou anterior) ou / dev / tty .USA19QW1b1P1 .1 (para uma placa serial conectada a um adaptador USB-para-serial Keyspan).
Depois de selecionar a porta serial e a placa corretas, pressione o botão de upload na barra de ferramentas ou selecione o item Upload no menu Sketch . As placas atuais do Arduino serão redefinidas automaticamente e iniciarão o upload. Nas placas mais antigas (pré-Diecimila) que não possuem redefinição automática, você precisa pressionar o botão de redefinição na placa antes de iniciar o upload. Na maioria das placas, você verá os LEDs RX e TXpiscar quando o esboço for carregado. O software Arduino (IDE) exibirá uma mensagem quando o upload for concluído ou mostrará um erro.
Ao enviar um esboço, você está usando o carregador de inicialização do Arduino , um pequeno programa que foi carregado no microcontrolador da sua placa. Permite fazer upload de código sem usar nenhum hardware adicional. O carregador de inicialização fica ativo por alguns segundos quando a placa é redefinida; em seguida, inicia o esboço que foi carregado mais recentemente no microcontrolador. O carregador de inicialização piscará o LED on-board (terminal 13) quando iniciar (ou seja, quando a placa for reiniciada).
Abrindo o seu primeiro esboço
Abra o esboço de exemplo de piscar de LED (Blink): Arquivo> Exemplos> 01.Basics> Piscar ou Blink.
Você precisará selecionar a entrada no menu Ferramentas> Placa que corresponde à sua placa Arduino.
Selecione o dispositivo serial da placa em Ferramentas > Porta. É provável que seja COM3 ou superior ( COM1 e COM2 são geralmente reservados para portas seriais de hardware). Para descobrir, você pode desconectar sua placa e reabrir o menu; a entrada que desaparece deve ser a placa do Arduino. Reconecte a placa e selecione essa porta serial. No caso a minha placa está conectada a COM4.
Agora, basta clicar no botão "Upload" no ambiente. Aguarde alguns segundos - você verá os LEDs RX e TX na placa piscando. Se o upload for bem-sucedido, a mensagem "Feito o upload". aparecerá na barra de status.
Alguns segundos após o término do upload, você verá o LED do pino 13 (L) na placa começar a piscar (em laranja). Se sim, parabéns! Você passou o seu primeiro programa para a sua placa Arduino.
Nos próximos posts irei explicar o que cada linha deste código faz e como construir os seus próprios programas.
Fontes:
Comments