top of page
  • Foto do escritorAndressa Martins

Conhecendo o Transistor

Atualmente o componente transistor vem sendo utilizado em grande escala para amplificação e acionamento de vários tipos de dispositivos eletrônicos, mas o que é este tão falado TRANSISTOR?


Este post apresenta os conceitos iniciais de um transistor. Espero que aproveitem 😉!

O Transistor - Histórico


O sinal de rádio ou de TV recebido por uma antena é tão fraco que ele não pode fazer funcionar um alto-falante ou um tubo de imagem de TV. Por isso é necessário amplificar um sinal fraco até que ele tenha potência suficiente para aplicações práticas. Antes de 1951, as válvulas eram os principais dispositivos usados para a amplificação de sinais fracos. Embora as válvulas sejam excelentes amplificadoras, elas apresentam uma série de desvantagens.


Em 1951, Shockley inventou o primeiro transistor de junção, que pode ser observado na figura a seguir, um dispositivo semicondutor capaz de amplificar sinais de rádio e de TV. As vantagens de um transistor ultrapassam de longe as desvantagens de uma válvula. Primeiro, o transistor não tem filamento ou aquecedor, logo, ele requer uma potência muito menor. Segundo, por ser um dispositivo semicondutor, ele pode durar indefinidamente. Terceiro, devido às suas pequenas dimensões, ele ocupa muito pouco espaço. Quarto, como ele gera pouco calor, os equipamentos podem funcionar com temperaturas internas mais baixas.



O Transistor - Definição e Funcionamento


O principio do transistor é poder controlar a corrente. Ele é montado numa estrutura de cristais semicondutores, de modo a formar duas camadas de cristais do mesmo tipo intercaladas por uma camada de cristal do tipo oposto, que controla a passagem de corrente entre as outras duas. Cada uma dessas camadas recebe um nome em relação à sua função na operação do transístor, As extremidades são chamadas de emissor e coletor, e a camada central é chamada de base.


Traduzindo, todo transistor possui três terminais, como pode ser observado na figura a seguir. Um dos terminais recebe a tensão elétrica (coletor) e o outro envia o sinal amplificado (emissor). O terminal do meio (base) é o responsável pelo controle desse processo, pois a corrente elétrica entra e sai pelos outros dois terminais somente quando é aplicada tensão elétrica ao terminal do meio (base).



Para simplificar, imagine que o transistor funciona como uma torneira. O lado do cano que vem da rua é o terminal de entrada (coletor) e o lado de onde sai a água é o terminal de saída (emissor). Quando se abre ou fecha a torneira, a mão humana atua como o terminal do meio (base). Quanto mais se girar a torneira, mais água passará.


Se nenhuma tensão for aplicada ao terminal de controle (base) (equivalente à torneira fechada), não há circulação de corrente elétrica, o que confere ao transistor duas propriedades: amplificação de sinal elétrico e controle do fluxo da corrente, como se fosse um botão “on/off”.


Fontes: 

1- Eletrônica, volume 1, Malvino, Albert Paul.

2- www.tecmundo.com.br/o-que-e/3596-o-que-e-um-transistor-e-porque-ele-e-importante-para-o-computador-.htm

3- www.arvm.org/exames/trasistor.htm

404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page